contenção
A fase de contenção é a fase final de qualquer tratamento ortodôntico, é a contenção que vai dar estabilidade e manter o posicionamento dos dentes após a retirada do aparelho fixo. É uma fase extremamente importante e que depende muito da colaboração do paciente. O paciente deve seguir corretamente as instruções de uso e cuidados passados pelo ortodontista.
As contenções podem ser fixas ou moveis e o tempo de uso das contenções vai depender da idade do paciente, do quanto de movimento foi necessário e outros fatores. Seu ortodontista lhe dirá o tempo necessário para seu caso.
Contenção fixa
São contenções usadas na grande maioria das vezes nos dentes inferiores, é feita com um fio de aço e fixada na face lingual dos dentes (face interna), são fixas e impedem o movimento dos dentes inferiores, por ser uma região que tem uma tendência maior de recidivas. Podem ser retas ou higiênicas (ondulada).
Contenção móvel
São contenções usadas na maioria das vezes para a estabilidade da arcada superior, por ser removível depende muito da colaboração do paciente, usadas inicialmente em período integral e com o tempo passa a ser uso somente noturno. Seu ortodontista continuará acompanhando seu caso e orientando com relação ao período e tempo de uso, marcando consultas com intervalos cada vez maiores entre elas, até o final do tratamento.
São feitas de acrílico e fios de aço e em alguns casos temos a opção de uma contenção estética, uma placa transparente no formato dos dentes.