O edentulismo total (perda de todos os dentes) atinge uma média de 20% da população mundial (Mish, Carl E., 2008).
A reabilitação com as dentaduras convencionais foi a única escolha durante muito tempo. Após o surgimento dos implantes dentais, o cenário tem mudado muito. Com a instalação de alguns “pinos” de titânio é possível até parafusarmos/fixarmos uma prótese total.
A dentadura superior ainda é bem aceita. Seu custo mais acessível, a fácil adaptação e certa retenção no “céu da boca” ainda fazem dela uma das principais escolhas. Já a dentadura inferior, sempre foi um grande “problema”. Principalmente com relação à retenção.
No caso em questão (figura abaixo), o paciente apresentava grande comprometimento dos elementos dentais (periodontite, mobilidade, estética, etc) sendo indicada a extração e a reabilitação com próteses totais. Sendo a superior convencional, e a inferior parafusada sobre implantes.
Uma prótese parafusada sobre implantes oferece segurança, estabilidade, conforto e melhora da auto-estima.
O tratamento foi realizado em 7 meses. Já que uma prótese provisória inferior foi instalada com CARGA IMEDIATA.
A CARGA IMEDIATA é a instalação da prótese em até 72hs após a colocação dos implantes. Tal procedimento é possível quando há a combinação de alguns fatores, como: boa saúde geral, oferta óssea e travamento mínimo dos implantes(35/50N).
Vale lembrar que cada paciente é um caso diferente. Porém a reabilitação como no exemplo acima, na maioria das vezes, faz-se possível!
Agende sua avaliação e tire mais dúvidas com nosso especialista.
Saiba mais sobre outras próteses sobre implantes em: https://rirodonto.com.br/implantes/